Otoplastia “Orelha de abano"

A otoplastia é o procedimento cirúrgico utilizado para corrigir um tipo de orelha inestética, comumente conhecido como “orelha em abano”.

A cirurgia é indicada para pacientes com orelhas proeminientes posicionadas de forma muito afastada das laterais da cabeça, podendo apresentar ou não os contornos cartilaginosos de uma orelha normal.

O procedimento pode ser realizado em qualquer idade após 5 a 7 anos , pois nessa fase é quando cerca de 90% do crescimento final da orelha estará completo. Operando logo antes do início da vida escolar, essa estratégia evita que a criança fique exposta a eventuais traumas psicológicos resultantes de apelidos e gozações por parte dos colegas.

O pós-operatório geralmente é indolor e o paciente poder retornar as suas atividades normais em 3 a 5 dias. Recomenda-se que a faixa de curativo seja mantida por 15 dias, e por mais 30 dias apenas à noite.

A anestesia é local ou local com sedação e o procedimento leva em média 1 hora e 30 minutos , com alta no mesmo dia da cirurgia.

Desenvolvimento Digital Net